O anestesista acompanha todo o procedimento garantindo segurança e conforto para o paciente.
Como toda cirurgia, o transplante capilar é realizado em ambiente hospitalar, com toda a segurança necessária a um ato cirúrgico.
Nesta cirurgia em especial, além dos cirurgiões, a equipe conta com anestesista, médicos assistentes que auxiliam na colocação das unidades foliculares e mais técnicas cirúrgicas treinadas no preparo das unidades foliculares.
A cirurgia passo à passo
- — Anestesia
Logo que entra na sala de cirurgia, já sob o efeito do sedativo oral, o paciente recebe uma sedação venosa bem leve, mas suficiente para mantê-lo dormindo durante todo o procedimento. Após a anestesia local é retirada a área doadora previamente marcada no couro cabeludo.
- — Extração dos folículos doadores
A retirada ocorre através do corte de uma faixa (strip) do cabelo na área doadora e a realização dos pontos, que costuma ser na parte posterior da cabeça por possuir um volume maior de cabelo e folículos com resistência maior a queda. Estes folículos, após transplantados, duram o mesmo tempo que durariam na região doadora.
- — Preparação das unidades foliculares
Logo após a retirada, os folículos são entregues à equipe técnica, que separa as unidades que serão implantadas e o local de implante de cada um, iniciando então o preparo das unidades foliculares, que são conservadas em uma solução apropriada.
- — Implante das unidades foliculares
As unidades foliculares são implantadas a partir da linha anterior que foi definida em conjunto com o paciente antes da cirurgia.
- — Incisões
A incisão é feita com agulhas ou lâminas de microcirurgia com menos de um milímetro de espessura. Utilizamos um bisturi regulável que garante que a profundidade da incisão seja exatamente o comprimento da unidade folicular, evitando-se assim lesão de vasos sanguíneos do couro cabeludo. O bisturi é posicionado pelo cirurgião e controla a direção de crescimento dos fios, que deve ser similar ao crescimento dos cabelos da região implantada para manter um aspecto harmônico e natural.
- — Naturalidade
Na parte anterior são implantadas as unidades mais finas (chamadas por alguns de ultra-fines) para criar um degradê que garante a naturalidade do implante nesta região, onde é mais visível. São implantadas a maior densidade possível para obter volume.
O implante continua simultaneamente ao preparo das unidades foliculares e dura em média 4 a 5 horas.
- — O curativo
Após o término do implante de todas as unidades foliculares que a área doadora forneceu, lavamos, secamos o cabelo do paciente e fazemos um curativo com gazes acolchoadas e crepon. Este curativo dá muito conforto e segurança ao pacientes. Em alguns casos, quando a área implantada está muito seca, sem nenhum sinal de sangramento, liberamos o paciente sem curativo para casa, apenas com um boné cobrindo a área implantada.
- — Alta hospitalar
O paciente permanece no hospital por algumas horas após a cirurgia até passar o efeito da sedação. A alta hospitalar é dada ao final deste período e o paciente pode dormir em casa no mesmo dia. Alguns dias depois, o paciente irá retornar à clínica para retirada dos pontos e receber os cuidados pós-operatório.